Dicas

5 dicas de como aumentar o sinal da rede WiFi

210views

Uma reclamação frequente dos usuários de internet é com relação a qualidade do sinal de rede sem fio. Em casas grandes ou com muitas divisões de cômodos, o sinal emitido pelo roteador pode não ser suficiente para fazer com que ele chegue com a intensidade máxima em seu quarto, por exemplo.

Já em casas pequenas, o problema pode ser o posicionamento do aparelho, que fica escondido atrás de outros móveis ou ainda em locares cuja propagação de sinal é mais complicada. Nesse artigo, vamos conhecer algumas dicas de como aumentar o sinal da rede WiFi e melhorar a maneira como você navega na internet.

1 – Coloque o roteador em um local alto e central

Sim, o lugar onde o roteador está na sua casa faz toda a diferença para que você consiga aumentar o sinal da rede WiFi. A primeira dica é colocar ele em um cômodo central da casa, de forma que suas ondas possam se propagar sem muitas barreiras por igual. Outra dica é colocar o roteador o mais próximo possível do cômodo em que você mais fica, como o quarto ou o escritório.

Definiu o lugar? Agora é hora de posicioná-lo corretamente dentro do cômodo da sua casa. Dê preferência para lugares mais altos e menos escondidos. Lembre-se: estamos falando aqui de propagação de sinal e quanto menos obstáculos ele encontrar pela frente maior será a intensidade do sinal quando ele chegar no seu celular ou notebook.

2 – Use replicadores de sinais

Por mais que você coloque o roteador em um ponto estratégico da sua casa ou escritório, é possível que ainda assim algumas áreas sejam prejudicadas e recebam um sinal mais fraco. Isso pode acontecer por conta de paredes muito grossas ou ainda por causa de distâncias muito grandes.

Seja qual for o caso, se o seu problema persistir considere a aquisição de um repetidor de sinal. Eles têm como função propagar a distribuição do sinal WiFi a partir de um determinado ponto, aumentando o sinalnas áreas que originalmente ficam mais prejudicadas por conta do posicionamento do roteador.

3 – Configure corretamente o seu roteador

Esse é outro ponto que passa despercebido por muitos, mas pode dar uma força na hora de aumentar o sinal do WiFi. Acesse o menu Iniciar do Windows, digite o comando cmd e tecle “Enter”. No Prompt de comando que será aberto, digite ipconfig e tecle “Enter”. Nos resultados exibidos, localize o número do seu gateway padrão (ele deve ser um número no formato “192.168.1.1”).

Copie esse número e digite ele na barra de endereços do seu navegador e tecle “Enter”. Uma caixa de diálogo será aberta e nela você terá que digitar um nome de usuário e uma senha. O padrão é admin para os dois campos. Se tudo der certo, você estará dentro da interface de configuração do seu roteador.

Nas configurações, encontre a opção relacionada a “Wireless” e mexa no número do canal. A maioria dos roteadores vem com o número “6” como padrão. Mas, se você modificar o canal, a faixa de frequência é alterada e você reduz as chances de interferência na rede. Se a frequência conflitar com a de telefones sem fio da sua casa, torque novamente o canal.

4 – Considere trocar a antena do roteador

Todo roteador tem um limite máximo de alcance e, em geral, as antenas que vêm com eles estão preparadas para aguentar distâncias próximas do limite. Porém, caso ele possua antenas removíveis, você pode considerar trocá-las por outras cujo alcance seja mais próximo do limite do roteador.

Vale lembrar que não adianta comprar uma antena superpotente e coloca-la em um roteador mais simples esperando que os resultados melhorem. Pelo contrário, o sinal pode ficar ainda mais fraco. Essa opção não está entre as mais convencionais, mas pode resolver problemas em casos pontuais.

5 – Mantenha o firmware atualizado

Assim como você recebe atualizações frequentes no seu celular ou no seu computador, os computadores também recebem novos firmwares com relativa frequência. Elas visam corrigir falhas que provocam travamentos ou instabilidades no sinal. Por isso, é importante estar atento e ter sempre a versão mais recente instalada.

Para encontrar o firmware mais recente, acesse o site da fabricante do seu roteador, localize o modelo exato do seu aparelho e faça o download da versão mais recente de arquivo disponível. Depois, acesse novamente a página de configurações do seu roteador e localize a opção de atualização. Tudo o que você vai precisar fazer é o upload do arquivo recém-baixado e pronto.

Deixe um comentário

Wikerson Landim
Wikerson Landim é graduado em Jornalismo e Comércio Exterior e tem especialização em Comunicação Audiovisual. Durante 7 anos, foi editor do site TecMundo, tendo participado de dezenas de eventos nacionais e internacionais.